Cerberos – monitoramento de rede

Velocidade, controle e os melhores resultados ao seu alcance

Visando melhorar a capacidade de processamento da sua rede, a UnderTI desenvolveu o Cerberos, um programa de monitoramento de rede que é sinônimo de alta capacidade, praticidade e muito mais eficiência. Trata-se de um software com diversas ferramentas para monitoramento e administração da rede, servidor firewall, balanceamento de carga e fail over, captive portal, VPN e recursos avançados de banda.

O Cerberos possui um painel de instrumentos totalmente configurável e versátil em relatórios, facilitando a sua rotina e melhorando a performance da sua rede. A administração é toda feita via web e de maneira simplificada, sem a necessidade de uso de linhas e comando ou linguagens e sistemas complicados. Ele é um programa de monitoramento de rede baseado em uma linguagem mais dinâmica e com um poderoso banco de dados, um servidor com sistema confiável e estável para a sua empresa e, consequentemente, para o seu sucesso.

Confira alguns dos módulos disponíveis no Cerberos

Proxy Cache: mais economia para sua rede

Uma das inúmeras ferramentas do Cerberos, o Proxy Cache se destaca por sua eficiência na liberação ou bloqueio de sites da Internet. Ele faz com que todas as requisições de portas padrão (http, https, gopher, ftp, etc) sejam canalizadas, administrando limites de banda e liberações, permitindo relatórios e administração mais confiável dos processos da empresa.

Com o Proxy Cache a velocidade de acesso à Internet melhora muito graças ao arquivamento de requisições. Se um usuário acessa um determinado site pela primeira vez, esse site é importado e arquivado em cache no servidor Cerberos. Assim, quando um segundo usuário acessa o mesmo site, a requisição passa antes pelo servidor de cache, o qual busca somente a diferença do site na Internet. Este processo economiza recursos da rede e link de Internet deixando-a disponível para outros serviços como e-mail, vídeos e sistemas.

Os bloqueios/liberações podem ser feitos por proxy transparente, que não necessita de autenticação do usuário; ou por proxy direto, com possibilidade de restrição por palavras, por sites, por usuários, por grupos, por IPs e até por extensões de arquivo. A ordenação das listas de acesso é facilitada ao máximo para que os usuários economizem tempo e para que seu negócio possa render muito mais.

Relatórios: controle total e análise de uso

O servidor Cerberos armazena diariamente os relatórios de páginas acessadas de todos os clientes que as acessaram, registrando data, hora, tempo gasto em cada site, quantidade de downloads, o que foi baixado e quanto foi gasto de banda de Internet. Toda essa informação pode ser impressa e utilizada para verificar a produtividade de funcionários, relatório de trafego de banda, consumo de link, qualidade dos links, balanceamento de carga, entre outros. O controle fica em suas mãos e você tem a oportunidade de direcionar seus esforços para continuar crescendo cada vez mais.

Firewall: mais segurança contra ataques e invasões

O Cerberos trabalha controlando o tráfego em uma rede, usando para isso um conjunto de regras que determinam o conteúdo poderá trafegar pela rede, bem como as conexões que serão aceitas ou negadas. Se, por exemplo, um hacker tentar acessar a sua rede, ou até mesmo um único computador ligado à Internet, e você possuir um firewall configurado adequadamente, o acesso dele será interceptado e bloqueado. O mesmo vale para os worms, pragas que utilizam a rede para se disseminarem.

Além disso, o Cerberos ainda conta com:

  • VPN (rede privada virtual),
  • QoS (qualidade de serviço),
  • Load Balance (multi-link),
  • IDS (Sistema de detecção de intrusos),
  • Captive Portal (portal de autenticação para redes)
  • HA (alta disponibilidade).

Entre em contato e veja tudo o que o Cerberos e a UnderTI podem fazer pelo monitoramento da sua rede e para seu negócio crescer e prosperar.

Entre em contato para mais informações
(19) 4062-9444 / (11) 4062-9444